RENOVAÇÃO MINISTERIAL: PROPÓSITO E CHAMADO

Textos base: Jó 42:2 e 1Co 7:20

Cada um de nós tem um propósito, fomos comprados por Cristo para sermos a herança de Deus na terra. Fomos chamados para expressar Seu amor, revelar Seus sonhos e participar de Seu projeto de restauração. Deus deseja que sejamos restituídos ao Seu Reino para andarmos segundo Seus princípios e verdades. Muitos não conseguem entender o que significa ser chamado, nem qual é o propósito de Deus para suas vidas. Entender essas questões nos ajuda a direcionar nossos sonhos e projetos, assim como entender que precisamos colaborar com o Senhor para sermos tratados. Podemos passar a vida inteira na igreja e não cumprirmos nosso propósito, nem exercermos nosso chamado, mesmo que tenhamos o desejo de fazê-lo e que trabalhemos na igreja.

Temos como exemplo os filhos de Jacó, irmãos de José. Pertenciam a Israel, tinham uma promessa sobre suas vidas, estavam inseridos em Seus sonhos (os sonhos de Deus), mas só José conseguiu ficar conectado a esses sonhos, cumprindo seu propósito e exercendo seu chamado. Há algumas diferenças entre propósito e chamado que precisamos entender para que nos deixemos tratar e ser usados pelo Senhor:

PROPÓSITO

O propósito diz respeito àquilo que Deus quer realizar em nossas vidas, pois fomos criados à imagem e semelhança de Deus, para andarmos com Ele e tributarmos-Lhe toda honra e louvor. O propósito está ligado ao que Deus sonhou para nós, ao que Jesus conquistou na cruz (libertação, salvação, cura, vida eterna e caminho de volta para o Pai) e ao processo de transformação pessoal que Deus nos leva a passar. Para tal, Deus usa situações diversas e problemas diários. O propósito de Deus é que vivamos dentro da realidade de Seu Reino, ou seja, em prosperidade, experimentando cura, salvação, alegria, paz e sucesso. Mas para vivermos os propósitos de Deus, temos que ser aperfeiçoados. Isso só acontece quando buscamos conhecer Sua Palavra, conhecer a Jesus e permitimos que o Espírito Santo nos oriente e nos aproxime cada vez mais de Cristo. Os sonhos de Deus nos fortalecem. Há uma chave importante para vivermos o propósito de Deus: intimidade com o Senhor.

CHAMADO

O chamado diz respeito ao que Deus quer realizar através de nossas vidas para alcançar outras pessoas. O chamado está ligado à pregação do Evangelho, por meio do Ministério que o Senhor separou para nós. Precisamos reconhecer as habilidades que possuímos e colocá-las nas mãos de Deus para desenvolver nosso chamado. Quando Jesus comissiona a Igreja para pregar o Evangelho por todo mundo (o IDE), Ele fala de nossa missão como discípulos. Para cumpri-la, nos capacita, nos fortalece e nos dá provisão suficiente para realizarmos aquilo que nos delegou. Podemos dizer que o chamado de José envolvia poupar sua família da morte e da escravidão. Deus usou suas habilidades para concluir sua missão. Todos os cristãos são chamados para crer em Jesus, para o batismo, para pregar o Evangelho e levar salvação ao mundo, para fazer discípulos e curar enfermos, mas nem todos assumem essa responsabilidade. Aqueles que se entregam, mesmo que não acreditem que possuam capacidade, recebem provisão de Deus e capacitação espiritual.

Assim o Espírito Santo trabalha através de nós, usando nossas habilidades naturais. Se temos habilidade para cantar, dançar, ensinar ou escrever, por exemplo, Deus pode usar essas áreas para que venhamos a tocar pessoas e levá-las a conhecer Jesus.

Quando entendemos nosso propósito e nosso chamado, nos posicionamos no lugar certo e da forma certa. Em consequência as bênçãos vêm e Deus se manifesta através de nós. Tanto o propósito, quanto o chamado estão ligados à submissão a Deus e à decisão de nos colocarmos em Suas mãos, sobre Seu altar. Quando Salomão santificou o Templo, pôs-se sobre o Altar e intercedeu pelo povo, oferecendo-se como sacrifício de louvor e exaltação (2 Cr.6:13).Ele entendeu o seu propósito e estava cumprindo o seu chamado.

Precisamos desejar estar nas mãos certas para que sejamos chaves com os segredos dos céus, adornadas pelas mãos de Deus. Os segredos contidos em nós poderão abrir as portas do impossível. Precisamos crer que Deus está no controle de todas as situações, não importando o grau de dificuldade. Deus está conosco, em todo tempo, como esteve com Jó, Davi, Paulo, e com todos os profetas e discípulos que foram vencedores, pois cumpriram seu propósito e chamado. Mesmo que não tivessem alcançado todos os sonhos, eles plantaram sementes poderosas para que outros pudessem colher. As sementes plantadas por Paulo, Pedro ou João, por exemplo, até hoje estão germinando em nós e pelas igrejas. Nós colhemos os frutos de sementes plantadas por vários heróis da fé.

Seja um plantador de sementes que marcarão a história das próximas gerações. Cumpra seu propósito, vivendo ativamente o seu chamado!