Logo IBC 2016 250

INTRODUÇÃO

Este é o último bloco do nosso Ano de Amar. Tantas coisas maravilhosas estudamos durante todo esse ano, aprendendo sobre o amor que inspira, conquista, permanece e abençoa. Vamos finalizar com um tema amplo e expansivo: O AMOR QUE MULTIPLICA!

Vamos começar falando como os encontros de Jesus com as pessoas impactaram a sociedade em que viviam e como o evangelho se multiplicou por meio desses encontros.

Sejam bem-vindos à nossa série de mensagens baseadas no Evangelho de Jesus, narrado pelo evangelista João. Neste evangelho encontramos princípios de vida e discipulado que quando aplicados mudam as nossas vidas e daqueles com quem nos relacionamos nos dias atuais.

SÉRIE: ENCONTROS COM JESUS

AGENTES DE RECONCILIAÇÃO

“Que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.”

2 Coríntios 5.18-19

Texto base: João 3.1-36

Você já teve um encontro com Jesus?

O evangelho de Jesus é cheio de encontros. Pessoas que se encontram com Ele. Jesus um Salvador relacional, que se encontrou com as pessoas e o fruto destes encontros: o mundo se reconciliando com Deus!

Jesus é o maior agente de reconciliação que o mundo já viu. Sempre atento aos detalhes, Ele sabia o que fazer e como fazer. Sabia o que falar e a hora certa para isso. Na história de Nicodemos encontramos alguns aspectos que mostram a sensibilidade de Jesus. Se você também quer se tornar alguém que conecta pessoas de volta a Deus, precisa valorizar algumas coisas.

1. ENTENDA A CULTURA DAS PESSOAS QUE VOCÊ DESEJA SE CONECTAR: João 3.1-2a

“Ele veio a Jesus, à noite.”

“De noite” - Isso são horas de alguém procurar para ser discipulado?

Certamente este poderia ser o pensamento de muitos de nós. Porém, Jesus entendeu a realidade de Nicodemos.

- Nicodemos era rico.

- Nicodemos era religioso.

- Nicodemos era importante.

- Nicodemos era Influente!

Pessoas assim pensam e vivem de forma muito diferente!

Ao receber aquele homem, naquela hora, Jesus nos ensina o que fazer se queremos alcançar e servir às pessoas da nossa geração. Temos que receber as pessoas dentro da cultura delas e, com Jesus, transportá-las para o Reino de Deus! Nós,cristãos, temos uma tendência de pensar que todos pensam como nós pensamos! Temos dificuldades em assimilar que o que é claro e real para nossa realidade, pode ser escuro e desconhecido para outras pessoas. Principalmente quando o tema é; “pecado” por exemplo. Por vezes jogamos frases aleatórias dizendo: “isso é pecado” “isso esta errado” “aquilo não é certo”. Certamente é pecado porque foge do que a bíblia nos manda fazer e nós sabemos disso porque lemos uma bíblia e ouvimos sermões semanalmente sobre como devemos agir de maneira a não desagradar o coração de Deus com nossas atitudes. Temos um “Porquê”. As pessoas não precisam de outras pessoas apontando o seu pecado. Precisam de agentes de reconciliação que lhes expliquem a necessidade de nascerem de novo!

JESUS ENTENDE AS PESSOAS – JESUS ENTENDE VOCÊ!

2. SEJA UMA PESSOA SIMPLES: João 3.3

“Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.”

Seja normal. Seja original e seja você! Se for o Evangelho de Jesus que você está pregando, então ele é bem simples. Um cristão não precisa ser uma pessoa esquisita e extravagante diante da sua cultura local! Teologias são complexas e complicadas. E muitas estão erradas! Podem estar certas e podem estar erradas. Isso é verdade porque são pensamentos humanos sobre Deus, seja uma teologia católica ou reformada, tradicional ou pentecostal, liberal ou ortodoxa! Jesus não pregou teologia, Ele nos ensinou sobre o Reino! 

Quanto menos simples formos na entrega das respostas, menos efetivos seremos!

Precisamos responder às perguntas que as pessoas estão fazendo! E não elaborar questionamentos ainda mais complicados em suas cabeças!

JESUS É SIMPLES!

3. INVISTA TEMPO NA VIDA DAS PESSOAS INTERESSADAS: João 3.4-5

“Perguntou Nicodemos: Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.”

Jesus recebeu, ouviu, falou, ilustrou, argumentou e ensinou com toda atenção. Você precisa de tempo!

JESUS É DISPONÍVEL!

4. APRESENTE O CORAÇÃO DO EVANGELHO ORIGINAL: João 3.15-16

Jesus declarou uma das partes mais citadas de toda a Bíblia. O famoso João 3.16 foi dito para uma só pessoa. Um homem buscando Deus.

Fale sempre a verdade de forma direta, amorosa e real. Você conhece pessoas que sabem tudo, mas não sabem nada!

Nicodemos, era tão religioso. Estudou tanto, era mestre, mas ainda não sabia o básico, o essencial, e ao mesmo tempo, o mais profundo.

                                                                                 JESUS É REAL E PROFUNDO!                       

5. LEVE A MENSAGEM DE SALVAÇÃO E NÃO DE CONDENAÇÃO: João 3.17

“Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.”

Somos agentes de reconciliação, somos pregadores de esperança e não do medo, somos o povo da inclusão e não da exclusão! Nossa cultura ama expor pessoas e a igreja acabou entrando nesta onda maligna! Mas ela precisa ser um lugar de abrigo, acolhimento e refúgio. 

“Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.”João 3.18. Quem condena é a incredulidade, não é a fé, a igreja, as pessoas ou muito menos Jesus!

Não se orgulhe de ganhar argumentos e perder as pessoas.

Rick Warren